O tempo frio e seco deve se prolongar, segundo os meteorologistas, e não há previsão de chuvas para os próximos dias. O clima seco exige atenção especial com a pele, principalmente para os idosos. Além de hidratar a pele com produtos específicos, é preciso seguir uma rotina de cuidados a fim de garantir não somente a aparência, mas a saúde do maior órgão do corpo humano.
O dermatologista Weber Coelho lembra que é comum, mas não é normal que o idoso sofra tanto com o ressecamento da pele e as manifestações decorrentes do envelhecimento. “É possível, sim, manter a pele do idoso mais saudável com uma rotina de cuidados fácil de manter. O que não é normal é a crença de que a pele idosa permaneça ressecada, com feridas, manchas ou coceiras”.
A pele da pessoa idosa sofre alterações na textura. “Só este fato já deixa a pessoa vulnerável a lesões que, muitas vezes, não afetariam uma pessoa mais jovem”, explica. Ele alerta que é muito fácil perceber descamações na pele, lesões vermelhas ocasionadas por uma fragilidade capilar, coceiras e, muitas vezes, pruridos e outras consequências do envelhecimento sem cuidados.
Weber Coelho ressalta que, no inverno, é preciso redobrar os cuidados porque são comuns os banhos quentes e demorados, muito sabonete e uso de buchas. “Essa pele que já tem uma barreira cutânea prejudicada e fica ainda mais ressecada, daí surgem pruridos, coceiras, irritações, descamações e até mesmo eczemas, que são dermatites de pele ressecada. É muito comum nos consultórios, nessa época do ano, o paciente chegar com dermatites eczematizadas devido aos banhos e falta de hidratação da pele”.
O médico comenta que é importante cuidar da ingestão de água ainda mais no inverno. “O paciente idoso ingere menos água, agravando o ressecamento cutâneo”. Outro problema é a falta de uso de hidratantes adequados para a pele, que são hidratantes que têm uma condição maior de hidratação, à base de substâncias que ajudam reconstituir a barreira cutânea e reter a umidade de pele.
Recomendações
O dermatologista recomenda uma rotina de cuidados com a pele e a saúde em geral:
-escolha hidratantes feitos à base de ureia, dexpantenol, ceramidas, ácido hialurônico,
-faça banhos rápidos e com água morna, evite água muito quente,
-use pouco sabonete,
-evite usar buchas, que agridem mais a pele,
-aplique hidratante várias vezes ao dia e
-aumente a ingestão de água.
Eczemas e dermatites:
Eczemas: são alergias de pele que se caracterizam por manchas avermelhadas com vesículas e/ou descamação. Geralmente prurido intenso e de várias causas, principalmente ressecamentos e desidratação da pele, muito comum nos idosos.
Dermatites: são inflamações na pele e podem ter várias causas e manifestações – existe dermatite alérgica, de contato, atópica e outras menos conhecidas, mas também comuns. Essas inflamações, que podem ter graus e manifestações variadas, inclusive com pruridos, por exemplo, têm também causas variadas.
Weber Coelho
Mestre em Dermatologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP
Dermatologista pela SBD-Sociedade Brasileira de Dermatologia
Membro efetivo da SBD-Sociedade Brasileira de Dermatologia
Membro da SBCD-Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica